Extreme lança rede para Virtualização

A Extreme Networks acaba de anunciar uma arquitetura de redes inovadora para data center denominada Diretc Attach. Trata-se de um novo modelo de arquitetura, especialmente projetada para re-encaminhar a comutação (switching) das máquinas virtuais que estão proliferando nestes ambientes, retirando o controle deste tráfego do servidor e direcionando-o diretamente para os switches da rede.

A arquitetura Direct Attach representa uma evolução da abordagem para o data center que possibilita a vinculação direta das máquinas virtuais à rede, sem a necessidade de explorar recursos de software de comutação nos servidores. Esta abordagem simplifica significativamente o gerenciamento, monitoração e detecção de problemas, ao mesmo tempo em que melhora a performance da rede em ambientes de data center altamente virtualizados.

A adoção de servidores de virtualização vem acarretando importante aumento de complexidade no front das redes. Switches virtuais, residentes no servidor, realizam a comutação do tráfego entre as máquinas virtuais e o próprio servidor, levando diversos desafios relacionados à escala, performance e gerenciamento nos ambientes com grande nível de virtualização.

Ao mudar a comutação das máquinas virtuais, levando-a para fora do servidor e para dentro dos switches da rede, a arquitetura Direct Attach da Extreme Networks garante comutação em velocidade máxima ("wire-speed") para a comutação das máquinas virtuais sobre a estrutura da rede, reduzindo o número de switches a serem gerenciados sob solicitação, através da eliminação dos níveis de "virtual switch".

Com isto, a solução Direct Attach simplifica o gerenciamento e a detecção de problemas, recolocando o tráfego Inter-VM no modelo de operação tradicional, com ferramentas de rede bem mais maduras e já há tempos bem dominadas pelo administrador de redes.

A solução Extreme Networks Direct Attach irá interoperar com os padrões IEEE emergentes, tais como o IEEE 8021.Qbg, provendo um caminho de migração simples e direta para as empresas e protegendo seus investimentos já realizados.

"Nossa abordagem para a comutação de máquinas virtuais é um passo visionário, que resulta em claros ganhos de custos e benefícios de performance para o data center", afirma Shehzad Merchant, diretor sênior de estratégia da Extreme Networks. "As empresas agora podem fazer a transição de seus data centers, indo de um modelo físico para o modelo virtual sem medo de ficarem atrelados a uma tecnologia proprietária e obtendo as vantagens da virtualização, ao mesmo tempo em que eliminam os obstáculos mais dolorosos deste movimento", conclui ele.

De acordo com Antonio Candal, vice-presidente da Extreme Networks para a América do Sul, o modelo Direct Attach traz novos argumentos para o avanço da virtualização também no mercado brasileiro. "A preocupação com a perda de controle do tráfego de máquinas virtuais ao longo da rede tem sido motivo de adiamento de vários projetos nesta área em todo o País. Com o novo modelo de arquitetura, com gerenciamento deslocado diretamente para os switches, damos uma resposta prática e de ágil implementação para estas preocupações" assinala o executivo.

A arquitetura Direct Attach da Extreme Networks será disponibilizada através de módulos de software licenciáveis compreendendo todo o portfólio de produtos de switching de data center da empresa. Isto inclui configurações fixas dos switches empilháveis da família Summit, incluindo os modelos Summit X450, Summit X480, Summit X650 e a plataforma modular BlackDiamond 8800. A Extreme Networks irá apresentar a arquitetura e a solução Direct durante a Interop Las Vegas 2010.

A arquitetura Extreme Networks Direct-Attach é dos um elementos críticos do modelo de quatro pilares que a empresa desenvolveu para os data centers, empresas de hosting gerenciado e provedores de nuvens para a migração direta das estruturas de rede Física para a de Redes Virtuais voltadas para ambientes de cloud computing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário